sábado, 10 de abril de 2010

COMO IDENTIFICAR UMA BOA REFEIÇÃO



Os alimentos são as principais fontes de proteínas, nutrientes e carboidratos.

O QUE POR NO SEU PRATO


Durante uma refeição, o correto é ter alimentos de todas as cores em seu prato, pois são as principais fontes de vitaminas e minerais. O mais importante é a variedade de alimentos, pois cada um deles tem um tipo variado de nutriente. Um exemplo é quando comemos um prato cheio macarrão, ele pode saciar sua fome por pouco tempo, pois é composto basicamente de um só nutriente: o carboidrato.


OS NUTRIENTES


Os nutrientes são fundamentais para o funcionamento do nosso corpo e também do organismo. É até correto dizer que “ Somos o que comemos”, pois quando comemos alimentos saudáveis, somos pessoas saudáveis; e quando comemos alimentos com poucos nutrientes e proteínas, somos pessoas com pouca saúde.

O correto é comer estes alimentos em pouca quantidade. Ex: é errado ingerir margarina ou maionese na mesma quantidade do pão.


ALIMENTO OU NUTRINTE?


Alimento é o que comemos para saciar a fome. Que são compostos de nutrientes variados, que juntos uma só refeição, a torna perfeita.


O QUE TEM EM SUA COMIDA


Em uma refeição farta podemos encontrar os seguintes nutrientes: carboidratos, proteínas, lipídios, sais minerais, vitaminas, e fibras.

Carboidratos: fornecem energia.

As proteínas: restauram e constroem células e estruturas como unha e cabelo.

Vitaminas: são reguladoras do nosso organismo.

As fibras são compostas de celulose (que não vem ao caso, pois ela é um tipo de carboidrato que não pode ser aproveitado pelo nosso corpo).


OS CARBOIDRATOS


Tem no pão, mel, alimentos adoçados com cana-de-açúcar, grãos.

Eles são os que na maioria das vezes mais engordam.


AS PROTEÍNAS


Alguns alimentos ricos em proteínas são: o leite e todos os seus derivados, clara do ovo, feijão, carnes, soja, etc.


OS LIPÍDIOS


É encontrado nas carnes gordas, manteiga, leite e seus derivados, amendoim, castanhas, amêndoas, nozes, etc.


VITAMINAS, MINERAIS E ÁGUA.


Os alimentos ricos em vitaminas e sais minerais são: os vegetais crus, frutas, carne, leite e ovos.

Eles são ricos em vitaminas e fundamentais para uma alimentação rica e saudável.

O SISTEMA DIGESTIVO E A DIGESTÃO


O SISTEMA DIGESTIVO E A DIGESTÃO

Os nutrientes são a principal fonte de energia para as células, que são retirados dos alimentos que comemos. Para isto é necessário que a mastiguemos e engolimos, assim quando a comida chega ao sistema digestório, ela se modifica (seu tamanho diminui muito, assim o organismo consegue aproveitar os nutrientes). Este processo é chamado digestão.

DIGESTÃO NA BOCA

A mastigação é a primeira etapa da digestão. O alimento tem que ser bem triturado, pois se comermos um pedaço muito grande, podemos engasgar e até ter asfixia.

PROCEGUINDO A VIAGEM

A faringe é um órgão que pertence tanto ao sistema digestório, quanto ao sistema respiratório. Ao fazer o movimento de engolir, uma pequena peça cartilaginosa –a epiglote- movimenta-se e fecha a faringe, um tudo que conduz o ar até os pulmões .

Com isso, o bolo alimentar é conduzido para o tubo certo: o esôfago.

A PRÓXIMA ESTAÇÃO

No estômago, o bolo alimentar vai se juntar a uma mistura de substâncias chamada suco gástrico. A pepsina transforma as proteínas em pedaços bem menores. O bolo alimentar permanece no estômago. Após esse período, estará formada uma pasta quase líquida , denominada Quimo.

A ÚLTIMA ETAPA

A última etapa é quando o bolo alimentar passa pelo intestino grosso se transformando em fezes e saindo pelo anus.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Sociedade Medieval e Sociedade Moderna


A sociedade medieval predominou na Europa durante toda a Idade Média. Era dividida em estamentos (grupos sociais de caráter hereditário), entre os quais havia pouca mobilidade.

A sociedade moderna surgiu na Europa do século XVIII e sobrevive até os dias atuais.
Ela se caracteriza pela existência de classes sociais (grupos de indivíduos que realizam a mesma função na sociedade, e compartilham valores, interesses e comportamentos semelhantes) e pela mobilidades entre as classes. Outras características da sociedade moderna são: o desenvolvimento técnico e científico, a produção industrial ( em larga escala) e a universidade dos direitos ( que são igualmente válidos para toda a população).

Entre a desintegração da sociedade medieval e o surgimento da sociedade moderna, existiu na Europa a chamada sociedade de corte, ainda dividida em estamentos, porém calidade entre as chamadas sociais:


IDADE MÉDIA / IDADE MODERNA / IDADE CONTEPORANÊA