quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Os reis modernos e seu mecanismos de controle e poder


A Europa sofreu várias transformações, e estas transformações ajudaram a criar novas condições de formação social, política e econômica. Com isso os reis foram se espandindo, e seus podes também.
Os reis eram naquela época a maior e mais respeitosa imagem política do país, pois eram eles quem decidiam e determinavam o inicio ou o término de uma guerra, criavam impostos e também elaboravam leis.
Eles eram conhecidos como "absolutos", pois tinham um poder único de mandar em tudo e todos.

LUÍS O REI XIV,O REI DO SOL


O rei mais absoluto da Europa foi Luís que ganhou esta fama de ser o melhor quando disse a seguinte frase: " O estado sou eu ".

Luís sempre estava em trajes elegantes e caros , como mostra a imagem a seguir em que ele é representado com feições sóbreas, em posição ereta e apumada, vestindo um sutuoso manto bordado, meias, sapatos de salto, calça bufante e peruca com cabelos longos e cacheados.

(como é mostrado na primeira imagem do blog.)
Ele, se achava tão absoluto, que dizia não ter um rei mais superior a ele. Por meio de "ordens régias", ele fazia o que era necessário como a vontade dos súditos e as vontades das instituições do reino. Por isso ficou conhecido como "Luís o rei do Sol", pois tudo girava ao seu redor.
O rei também podia exercer a força policial, podia insurgir qualquer um que fosse contra ele.

Os mecanismos da Inglaterra

Os mecanismoss da Inglaterra, eram completamente diferente dos da França, pois lá, era possível mulheres comandarem no trono, um exemplo foi a ELIZABETTE, que foi dos exemplos femininos de governate.Ela era tão "santa" que era considerada a " rainha virgem". Até hoje esse mecanismo permanece na Inglaterra, com rainhas e príncipes, que um dia governarão e ocuparão esse trono.